terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Bingo!

Hello!
A dica de hoje é outra atividade coringa que serve para qualquer tópico: Bingo!
Você pode fazer bingo de números, cores, animais, objetos, brinquedos, enfim, há mil possibilidades.
Você pode fazer com que seus alunos criem, pintem e levem sua cartela para casa, ou pode confeccionar por conta própria.




Procedimento: distribua as cartelas e as peças para os alunos marcarem em sua própria cartela, aquelas palavras que você disser. As peças podem ser bolinhas de massinha, bolinhas de papel, tampa de garrafa pet. Geralmente, eles estão familiarizados com o bingo. Mas certifique-se disso para que todos entendam como funciona o jogo. Dependendo da faixa etária que você trabalhar, você utilizará figuras ou palavras. Para educação infantil, utilize sempre figuras. Como este é um jogo de reconhecimento, é ótimo para ser utilizado lá pela terceira, quarta aula para avaliar seus alunos, observar onde se confudem, o que já sabem ou não. Primeiro diga o nome da figura que você disse e que você tem em mãos e dê um tempo para que os alunos identifiquem na sua própria cartela. Dê aproximadamente um minuto a eles, para que sozinho achem em sua cartela a figura que você diz. Muitas vezes, os alunos se ajudam, dizendo : Olha, você tem na sua cartela o que a teacher falou. Só depois de um minuto mais ou menos, é que você mostra a figura que você tirou para que eles tenham certeza de que marcaram corretamente.

Keep in mind: É importante ressaltar que você é responsável pela quantidade de input (procurar o significado no primeiro post) do seu aluno. Quanto mais informação você der a ele, maior e melhor será seu desenvolvimento. Portanto, não diga palavras soltas. Diga frases, a repita várias e várias vezes. Se for bingo de números: I can see the number four. I can see four girls, etc...

Se for palavras, procure dizer frases relacionadas ao tópico. This a dog. I have a dog. Do you have a dog in your board? Let me see if you have a dog. Nossos alunos precisam disso. Ninguém aprende palavras soltas.


Make something different: você já ouviu falar alguma vez em Find someone who? Pois bem, trata-se de um jogo em que os alunos perguntam algo entre si e ganha o aluno que achar a pessoa relacionada aquela pergunta primeiro. Vamos dar um exemplo relacionado aos nossos pequenos. What´s your favorite animal? Prepare uma folha com o tópico estudado. Faça uma tabela com as figuras que você ensinou a seus alunos. Explique que eles deverão perguntar para seus amigos "what´s your favorite animal?" e que toda vez um amiguinho responder, eles deverão marcar um X ou pintar o quadradinho daquele animal, como se fosse no bingo. Ganha o aluno que perguntar para todo mundo primeiro. Por favor, só faça essa versão de ganhar o aluno que perguntar para todo primeiro se o seu grupo/classe for pequeno. Senão vira o caos. Se você tiver uma turma grande, estipule o número de alunos e faça exatamente o número de linhas para os alunos não se perderem. (10 alunos, 10 linhas).

É uma ótima oportunidade de fazer os pequeninos falarem e você diminuir o seu TTT e aumentar a comunicação entre eles.


What is it? TTT é o Teacher Talking Time. O tempo que você fala com seus alunos, o quanto você fala com seus alunos. Para uma abordagem comunicativa, o ideal é diminuir o tempo que você fala e deixar que os seus alunos produzam. Muitos professores acham dificil diminuir seu TTT quando trabalham com essa faixa etaria. Fica aí uma sugestão de como diminui-lo. Find someone who não precisa necessariamente ser usado como bingo e nem ser uma atividade competitiva. É ideal para crianças a partir de 5 anos. Para os maiores, trabalhem com sentenças como Find someone who likes chocolate cake, who lives in an apartament, etc...dá para trabalhar qualquer tempo verbal.

See ya!

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